Fungos, mofos e corrosões podem ser eliminados com medidas simples
Quando o período de chuvas se aproxima, uma das preocupações da população é com relação à umidade e o que ela ocasiona nos espaços públicos, casas e edifícios. A umidade faz com que paredes, tetos e outras superfícies adquiram fungos e mofos, deixando o ambiente com uma aparência desagradável.
O mofo ainda pode agravar a asma e transmitir bactérias que podem causar infecções, um risco significativo a pessoas vulneráveis como idosos, crianças e bebês. O primeiro procedimento a ser adotado (e mais adequado) consiste em, primeiro, limpar a superfície mofada com solução de água sanitária e água potável na proporção de 1:1, enxaguar e aguardar a secagem.
Dicas importantes:
De acordo com Felipe Comelatto, técnico em produtos da Futura Tintas, é muito importante limpar bem o local afetado e retirar todos os focos de mofo para que o fungo não retorne. “Para as infiltrações e umidade, o uso de impermeabilizantes na superfície é muito recomendável.
Uma alternativa interessante é o utilizar texturas que, além de impedir a penetração de água pela textura, conferem um acabamento de decoração muito sofisticado”, ressalta.
As texturas ajudam a proteger o local onde foi aplicada, pois a fórmula apresenta hidrorrepelência que impede que líquidos penetrem a superfície evitando as consequências do período de umidade e chuvas .
Fonte: Jornal Construção e Cia.
Imagem: Adrian Silva.