A Companhia de Habitação do Pará entrega, terça-feira (9), o Cheque Moradia para 222 servidores de 31 órgãos públicos do Estado. Na oportunidade, o benefício na categoria especial será repassado ainda para 38 famílias de três municípios paraenses : Belém, Ananindeua e Marituba. Os beneficiados poderão usar o recurso na aquisição de material de construção para melhoria e construção de habitações

Serão liberados recursos no valor total de R$ 1.631.980 para os cheques de servidores públicos e de R$ 297 mil para o Cheque Especial. “Estes cheques especiais são em atendimento aos casos de incêndio e situação de risco da habitação”, informa a coordenadora do programa Cheque Moradia na Cohab, Mônica Zahluth.

Todo o levantamento de demandas do Cheque Moradia junto aos órgãos públicos é feito por uma equipe multidisciplinar. “Cada instituição que adere ao programa precisa compor uma equipe responsável pelo levantamento da demanda e cadastramento dos funcionários aptos a receber o benefício. Em geral, a equipe é formada por uma assistente social e um engenheiro civil”, explica Éderson Santos, engenheiro civil do programa Cheque Moradia.

Essa equipe passa por um treinamento na Cohab. “Temos hoje 52 órgãos e secretarias que aderiram ao programa”, informa, lembrando que o Cheque Moradia está entre os benefícios concedidos ao servidor público do Estado com menor poder aquisitivo. Criado em 2003, no primeiro governo de Simão Jatene, e coordenado pela Cohab, é um programa social de transferência direta de recursos.

Os valores são dirigidos a servidores públicos estaduais com renda familiar de até três salários mínimos, com a possibilidade de atendimento em três modalidades: construção, ampliação e melhoria do imóvel. Outro público-alvo do programa são famílias que vivem em situação de risco, vitimas de incêndios, desabamentos, vendavais, enchentes e outras intempéries.

Deixe um comentário